Curiosidades: por que cada país tem uma tomada diferente?

Você sabia que cada país adota um plugue de tomada diferente? Isso mesmo, e a Princesa dos Parafusos te conta um pouco mais desta história.

Segundo o site hypescience.com,  as “divergências” quanto aos modelos de tomadas tiveram início logo nos primórdios da utilização da tecnologia da eletricidade.

À época, houve uma espécie de competição entre Thomas Edison , inventor da lâmpada elétrica, e Nikola Tesla, criador da tecnologia de meios de transmissão interurbana – episódio conhecido como a “Guerra das Correntes”.

Neste período, enquanto Edison defendia a utilização da corrente contínua de distribuição de eletricidade, Tesla – juntamente com George Westinghouse – apostava no uso da corrente alternada de distribuição de energia elétrica. (Mais informações sobre a “Guerra das Correntes” em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_das_Correntes)

Enfim, a tecnologia alternada de Tesla foi a vitoriosa desta disputa. A partir daí, descreve o site hypescience, “ a Westinghouse Eletric, primeira companhia a comprar as patentes de Tesla para transmissão de energia foi estabelecida em um padrão simples: 60Hz e 110v.”

No entanto, a tecnologia de Tesla ainda seria aprimorada por uma companhia alemã – a BEW – que desenvolveu o padrão de frequência com 50Hz com tensões se 240v. Modelo que se espalharia pelo continente europeu e , posteriormente, para o resto do mundo.

Com isso, cada região passou a adotar um plugue próprio, difundindo-o para regiões próximas. Atualmente, existem nove tipos de plugues utilizados em diferentes partes do mundo.

Outras redes da Princesa Parafusos:

Site
Facebook
Twitter

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s